A Patient Innovation é uma  associação sem fins lucrativos e plataforma online de origem Portuguesa, criada com o objetivo de promover a partilha de soluções inovadoras desenvolvidas por doentes e cuidadores para ultrapassar problemas impostos por uma doença ou condição de saúde. A plataforma reúne hoje um portfólio com mais de 1200 inovações e é usada por mais de 120.000 utilizadores de todo o mundo, refletindo-se em mais de 1 milhão de visitas por ano.

No âmbito da atual pandemia, a Patient Innovation identificou mais de 50 soluções consideradas viáveis e seguras, tendo já publicado 45 no site criado para o efeito – https://patient-innovation.com/condition/covid-19, sendo que o número continua a aumentar diariamente.

Esta iniciativa conta com o apoio da NOVA Medical School, NOVA School of Business and Economics e da Cátedra Gulbenkian-NovaSBE for the Impact Economy.

Estas soluções foram desenvolvidas por cidadãos comuns, incluindo também profissionais de saúde, startups e empresas. As soluções concentram-se em diferentes tópicos que variam desde ferramentas médicas (por exemplo, ventiladores e máscara protetora), iniciativas comunitárias organizadas por voluntários para colmatar dificuldades criadas pelo isolamento social (por exemplo, compras para grupos de risco), e serviços oferecidos por grandes empresas ou instituições (por exemplo, robôs para ligar para membros da família em casas de repouso).

Em termos quantitativos, prevalecem as soluções inovadoras direta ou indiretamente relacionadas com ventiladores, para as quais já foram publicadas soluções oriundas de Portugal, Espanha, Irlanda, EUA, Canada, entre outros.

Existem também muitas soluções relacionadas com os novos desafios relacionados com higiene. Por exemplo, os alunos de uma escola primária no sul de Taiwan criaram um robô em peças Lego que distribui automaticamente desinfetante para as mãos, para que as crianças possam esterilizar as mãos sem tocar na garrafa, reduzindo o risco de infecção. Nos EUA, um antigo “sem-abrigo”, percebendo os problemas que os milhares de sem-abrigo iriam enfrentar relacionados com a dificuldade de manter higiene adequada (e.g. lavas as mãos frequentemente), lançou uma rede de estações para lavagem de mãos para estes cidadãos.

Alguns exemplos das soluções já publicadas:

Descubra mais AQUI!

Siga o projeto Patient Innovation no Facebook, LinkedIn e Twitter!

Este projecto tem o apoio de:

Ligações Relevantes

https://patient-innovation.com/condition/covid-19, https://patient-innovation.com

Palavras-chave

Inovação, Prevenção, Tratamento, Patient Innovation, Soluções

Utilizadores Associados

Localização

Portugal, Europa, Mundo

Entidades

0 comentários

Comentar