Teste de Diagnóstico COVID19 – iMM

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) desenvolveu um protocolo para rastrear a presença de coronavírus 2 (SARS-CoV-2), o vírus causador da COVID-19, a partir de esfregaços nasofaríngeos ou orofaríngeos. O protocolo baseia-se no teste desenvolvido pelo CDC “Center for Disease Control and Prevention (CDC), e segue todas as orientações referentes ao manuseamento e análise de espécimes clínicos.

O protocolo consiste em dois passos fundamentais: extração do material genético do vírus (RNA), após a sua inativação e, a sua deteção por PCR em tempo real (qPCR). Este teste é muito sensível, e consegue detetar se o vírus está presente, mesmo em pessoas sem sintomas de doença. Os reagentes usados neste protocolo são produzidos em Portugal pela empresa de biotecnologia NZYTech.

A capacidade instalada no iMM permite ao dia de hoje realizar 300 testes diários. A task force de 100 voluntários divide-se em 5 equipas que garantem todo o processo de análise laboratorial das amostras.

É ainda relevante a multiplicação dos esforços de implementação deste protocolo em outras unidades de investigação portuguesas, na área da biomedicina.

O protocolo agora assinado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o iMM permitirá a analise laboratorial das amostras provenientes de lares em Portugal.

Pode ver o protocolo aqui.

Ligações Relevantes

Palavras-chave

SARS-CoV-2, COVID-19, Protocolo, Testes

Utilizadores Associados

Localização

Lisboa

Entidades

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes

0 comentários

Comentar