Ansiedade e Qualidade Vida em Quarentena-Estudo de opinião

A pandemia que estamos a viver, provocada pelo COVID-19, e o Estado de Emergência estão a afetar a vida de todos os portugueses. Neste estado de isolamento social e de quarentena, as instituições de ensino superior têm responsabilidades científicas e sociais acrescidas para ajudarem a responder aos desafios sociais que se vão colocar a todos nós.

Um grupo de investigadores da Universidade do Algarve quer contribuir para o melhor conhecimento da situação que estamos a viver, através da produção de informação útil que possa apoiar a tomada de decisão.

Este estudo tem como objetivos: (i) perceber de que forma esta situação está a afetar a ansiedade dos residentes em Portugal e identificar as estratégias usadas pelos indivíduos no sentido de lidarem com esta situação; (ii) caraterizar a qualidade de vida relacionada com a saúde e perceber de que forma está a ser afetada por esta situação excecional de quarentena forçada; (iii) contribuir para o melhor conhecimento da situação que estamos a viver, através da produção de informação útil que possa apoiar a tomada de decisão ao nível do desenvolvimento de políticas públicas.

A recolha de dados será feita por questionário, aplicados por entrevista eletrónica a uma amostra bola de neve de indivíduos residentes em Portugal, com mais de 18 anos de idade, e que se encontrem em quarentena devido à pandemia que nos encontramos a viver, provocada pelo COVID-19. Os indivíduos serão convidados por email e telefone a participar no estudo, sendo previamente apresentado o estudo e descritos os seus objetivos, sendo livres de aceitar ou recusar participar. Caso aceitem participar, preencherão um questionário com uma duração máxima de 5 minutos. Os dados recolhidos são anónimos e confidenciais, não sendo possível em momento algum estabelecer uma ligação entre as respostas dadas e os indivíduos que aceitaram participar.

O questionário aplicado baseia-se em dois questionários desenvolvidos por investigadores estrangeiros (Spitzer et al. 2006; Herdman et al., 2011), são amplamente conhecidos pela comunidade de investigação da área e já foram traduzidos e validados para Portugal por outros investigadores (Sousa et al., 2015; Ferreira et al., 2019).

Referências:

Ferreira, P. L., Antunes, P., Ferreira, L. N., Pereira, L. N., & Ramos-Goñi, J. (2019). A hybrid modelling approach for eliciting health states preferences: the Portuguese EQ-5D-5L value set. Quality of Life Research. https://doi.org/10.1007/s11136-019-02226-5.

Herdman, M., Gudex, C., Lloyd, A., Janssen, M., Kind, P., Parkin, D., et al. (2011). Development and preliminary testing of the new five-level version of EQ5D (EQ-5D-5L). Quality of Life Research, 20(10), 1727-1736.

Sousa et al. (2015) Reliability and validity of the Portuguese version of the Generalized Anxiety Disorder (GAD-7) scale Health and Quality of Life Outcomes (2015) 13:50DOI 10.1186/s12955-015-0244-2.

Spitzer RL, Kroenke K, Williams JBW, Lowe B. A brief measure for assessing generalized anxiety disorder. Arch Intern Med. 2006;166:1092-1097. doi:10.1001/archinte.166.10.1092

 

Ligações Relevantes

https://docs.google.com/forms/d/1aps6yHN0PhhJPAbn0RS9mnl4VxoujmK9wnTvkXVv7BY

Palavras-chave

Ansiedade, Qualidade de vida, quarentena, COVID-19, EQ-5D-5L, GAD-7

Utilizadores Associados

Localização

Faro

Entidades

Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs), Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), Centro de Investigação em Turismo (CITUR)

2 comentários

Comentar