COVID-19 | Projeto de Investigação FFUL distinguido pela Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares
O projeto de investigação “COVerskIn-D: O dispositivo para prevenção das lesões cutâneas causadas por EPIs” da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) foi distinguido pela Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) com o “Prémio APFH 2020 de Melhor Poster”. A atribuição foi anunciada, a 30 de novembro de 2020, durante a sessão de encerramento do “APFH Immersive Virtual Congress 30 Anos a Criar Valor”.
O trabalho galardoado insere-se no âmbito da COVID-19 – e em particular na proteção da pele dos profissionais de saúde sujeita a várias agressões provocadas pelo uso prolongado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – propondo “o desenvolvimento de uma formulação tópica semi-sólida” com vista à proteção cutânea e prevenção de lesões.
O estudo – financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/04138/2020, UIDP/04138/2020 e RESERACH4COVID19 nº 150 – foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, nas áreas de Tecnologia Farmacêutica e Química, que incluiu Docentes e Investigadores da FFUL/Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) (Andreia Rosatella, António Almeida, Carlos Afonso, Helena Margarida Ribeiro, Joana Marto), especialistas do Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica do Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E Hospital de Santa Maria (Filipa Cosme Silva e João Paulo Cruz) e da PhD Trials (Pedro Pinto).
Os resultados obtidos permitiram concluir que o “COVerskin-D é uma alternativa exequível, segura e de baixo custo”, estando prevista a sua implementação nos hospitais nacionais.
https://www.ff.ulisboa.pt/, https://imed.ulisboa.pt/
Palavras-chave
COVID-19, COVerskIn-D, pele, lesões, EPIs, projeto, investigação, FFUL, iMed.ULisboa
Utilizadores Associados
Localização
Lisboa
Entidades
FFUL, iMed.ULisboa, Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E Hospital de Santa Maria, PhD Trials
0 comentários