Promover a saúde mental durante a pandemia – uma plataforma digital para monitorização e intervenção

A população portuguesa está atualmente a sofrer o impacto da pandemia da COVID-19, o que poderá ter um efeito deteriorador na saúde mental, dependendo das características base da população. O projeto pretende identificar longitudinalmente factores protetores e de risco para a saúde mental, com um questionário online semanal. A informação permitirá o desenvolvimento de uma plataforma digital (com app) para cuidados de saúde mental adequados e orientação daqueles em necessidade durante a pandemia.
A plataforma digital integrará o IFDepression (um programa para monitorizar e tratar ansiedade e sintomas depressivos), um programa de tratamento digital desenhado pelo Centro de Medicina Digital P5 (que inclui intervenções psicológicas e psiquiátricas agudas), uma ferramenta de chat com profisionais de saúde mental treinados que dará apoio e intervenções em crise, e um programa de intervenção específico e personalizado para profissionais de saúde – “Cuidar de quem Cuida” (um programa desenhado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho e que envolve a DGS, a Ordem dos Médicos, a SPPSM e a APIP). O apoio online funcionará como triagem para intervenções subsequentes envolvendo cuidados de saúde institucionais (SNS).
Este projeto tem potencial para mitigar o fardo dos serviços públicos de saúde em tempo de crise e de criar nova tecnologia que será adaptável a outras aplicações de saúde mental no futuro.
Ligações Relevantes

x

Palavras-chave

saúde mental, pandemia, isolamento social, app

Utilizadores Associados

Localização

Braga, Porto

Entidades

 ICVS, Escola de Medicina da Universidade do Minho, P5

0 comentários

Comentar